sábado, 31 de dezembro de 2011

Cartas de um ano velho

O último dia do ano vem, e chega a hora de olharmos para tudo que passou, e pensar nos momentos que te fizeram chegar até aqui. E chega a hora também de agradecer.

Mãe,

Que reviravolta a nossa vida, hein? Quem diria que um dia eu escutaria da sua boca, mesmo que não fosse direcionado a mim (até mesmo porque não é isso que importa), que os filhos precisam ser aceitos do jeito que são, independente de qualquer coisa? Sou tão feliz por, depois de tanto tempo longes um do outro, você ter reconhecido que orientação sexual não muda personalidade de ninguém. Continuei sendo o mesmo menino de sempre: primeiro aluno da classe, educado, gentil, inteligente e bonito, como você sempre diz. Hoje, mais do que respeitar, você me aceita do jeito que sou. Não concorda, é verdade, mas isso não muda em nada o amor que eu sinto por você. E que você sente por mim também, por mais que você não demonstre com palavras (mas eu sim. Adoro te mandar sms dizendo no final que "te amo"), pois afinal foi assim que você aprendeu. Aprendeu, finalmente, que filhos serão eternamente filhos.

Pai,

Você é meu nego! Um cara admirável. De manobrista a engenheiro civil. Foi por você que eu voltei. Por todas as vezes que eu vim te visitar e você sempre disse que "aquele" era o meu quarto, mesmo que na época fosse o de hóspede. Foi por te ver chorando, dizendo que "nós vamos voltar a comer pão juntos", que eu quis vir te proteger (por mais que na maioria das vezes seja você que faz isso comigo, porque só querer a minha felicidade). Obrigado por ser meu pai, meu herói, meu bandido. Por só querer o meu bem. Mais do que isso, obrigado por também me aceitar do jeito que eu sou. Por não tocar nesse assunto e nem por isso deixar de me tratar como quando não sabia da minha orientação sexual. Nos bilhetes, eu sei que você chora quando eu também te digo que te amo. Você é chorão, fresco para comida, perfeccionista, pontual e egocêntrico: então, somos dois.

Verinha,

Eu sempre vou chorar quando eu lembrar de tudo que você representou para mim nesse ano, e que continuará representando no resto da minha vida. Eu te vi chorar quando nos despedimos ao saber que não nos veríamos mais no dia seguinte, pela primeira vez, depois de tanto tempo de parceria, e eu nunca imaginava que aconteceria isso. Você deixou de ser minha melhor chefe (desculpa pelos momentos que eu esquecia disso) e passou a ser minha amiga. Minha melhor amiga. Minha mãe. É, por muitas e muitas vezes foi assim que eu te vi. Com seus abraços, seus beijos, seus puxões de orelha, nossas risadas incontroláveis, sua marmita que eu comia todo dia um pouquinho, só para te pirraçar, ou só para te ouvir dizendo meu nome completo. Com suas lições, seus empurrões, suas experiências. Você faz parte do que eu sou hoje, Verinha, e eu serei eternamente grato por isso. Você não tem noção de como você me faz falta! É como se faltasse parte de mim ali, todos os dias, para me ensinar alguma coisa diferente, mesmo quando eu "achava" que já sabia de cor e salteado.

Sérgio,

Você tem que estar aqui. Você chegou na minha vida como só um cara que eu queria ser quando eu tivesse a sua idade. Quando eu te disse isso, você me respondeu: "quando você tiver a minha idade, você será muito melhor do que eu". E foi a partir daí que criamos intimidade, descobrimos afinidades, e nos tornamos amigos. Obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho, por perguntar todos os dias se eu estava bem e querer saber mais sobre a minha vida quando eu dizia não para essa pergunta. Você era minha motivação todos os dias, por mais que, por vezes, eu quisesse desistir de tudo aquilo, e partir para outra. Mas foi nesse momento, quando eu consegui partir para outra mesmo, que você foi o primeiro a me ligar, me desejar os mais sinceros parabéns, e quase pular de alegria junto comigo. Me senti abraçado por você naquele momento e isso me fez ver o quanto você torce por mim. Que apesar de todas as mancadas, foi meu pai: "tudo é bom ou ruim dependendo que vem depois". São pessoas como você que fazem verdadeiramente a diferença na vida de uma pessoa. E pode ter certeza, que mais do que ter feito a diferença, você marcou a minha.

Aos amigos,

Ana Carolina, Camila Oliveira, Camila Menezes, Carolina Leonardo, Débora Oliveira, Fernanda Brozinga, Francyne, Igor, Jaderson, Karen, Lourdes, Luciano, Monique, Nathália, Simone Rocha, Simone Menezes, Taíza e Victor,

Foi esse ano que eu descobri o quanto cada um de vocês se tornou importante na minha vida. Podem ter certeza que vocês me fizeram melhor enquanto eu estive ao lado de vocês, compartilhando algum momento de nossas vidas juntos. Alguns continuam comigo todos os dias, outros o destino quis nos afastar, mas, independente disso, estão no meu coração e na maioria das vezes no meu pensamento também. É por causa de vocês que eu dou risada sozinho na rua lembrando de alguma situação engraçada, que eu lembro de alguma frase dita quando eu preciso refletir em algum momento da minha vida, que eu choro mais ainda quando eu lembro da importância de vocês para mim à noite deitado no travesseiro. Desculpe se eu falhei algum dia com vocês, e devo ter falhado mesmo, mas tenham plena certeza de que eu errei tentando acertar. Tentando fazer do jeito que sei: o melhor.

Fernando,

Se eu for falar de 2011, é sempre de você que eu vou lembrar em primeiro lugar. Você esteve comigo nos momentos felizes, e nos momentos tristes também. Me fez mais forte. Durante 10 meses desse ano inteiro, foi com você que eu contei para tudo. Foi você o meu alicerce, a minha base, o meu tudo. Obrigado por comprar o meu remédio quando eu estava doente, comprar Salonpas quando eu acordava morrendo de dor nas costas, esquentar o leite para mim mesmo quando eu tinha que entrar muito cedo, fazer o pão assado na frigideira que eu tanto gostava quando você fazia. Obrigado pela primeira festa de aniversário surpresa, por me levar no ponto de ônibus e esperar até eu pegá-lo, pelos sorvetes, pelas pizzas, pelas ligações inesperadas, pelas preocupações com o menino bobo aqui. Não posso deixar de mencionar também as muitas brigas que tivemos. Mas, por elas, eu também quero agradecer. Agradecer. Isso mesmo. Aprendi com cada uma delas, pode ter certeza. Quero deixar aqui as minhas sinceras desculpas pelas vezes que eu não respeitei o seu espaço, que eu quis ficar bem com você antes de dormir, ignorando o seu tempo. Desculpe também por todas as vezes que você tentou me mostrar a sua visão, mas que eu deixei para lá, só pensando em mim, e por tudo que eu fiz de ruim a você. Espero que você leve com você, assim como eu, só o que foi bom. Como diria Roberto Carlos, na música "Outra vez", "você foi a mais estranha história que alguém já escreveu".

Elian,

Com você, eu vivenciei alguns dos melhores momentos da minha vida inteira. Afinal, foi com você que eu fui para o Playcenter namorando pela primeira vez (e você não sabe como eu tinha vontade disso). Foi com você que eu fui pego fazendo "coisa errada", e mesmo assim continuou junto comigo, acima de qualquer coisa. Foi com você que eu dei a mão na rua, e saímos encarando qualquer um que quisesse nos colocar em xeque. Foi você que me disse da forma mais espontânea que me amava. Foram sms e sms por dia e noites a fora (mesmo que a Tim quisesse acabar com tudo. rs). Eu estive com você nos momentos que eu queria ter alguém do meu lado, para me abraçar, me beijar, me morder, me beliscar, me bater e, no fim, dizer que me amava. A nossa história começou de um jeito inusitado, e felizmente o destino nos colocou frente a frente. Antes amigos, depois namorados. E foi isso que nos fez mais forte. Elian, obrigado por todas as noites que você antes de dormir dissera que me amava, porque, nos momentos que eu mais precisei, foi daqui que eu tirei forças para continuar seguindo em frente. Sobre o presente, nosso sentimento não merece injustiças. Sobre o futuro, deixe-os na mão de Deus, e Ele saberá o que fazer.

Bruno,

Você esteve comigo esse ano o tempo inteiro, mesmo quando você estava longe. Mesmo quando a gente ficou um tempão sem se falar. Mesmo quando você não queria falar comigo, nem eu com você. Foi com você que eu dividi todos os momentos da minha vida. Foi com você que eu dei as minhas melhores risadas, derramei as mais dolorosas lágrimas, senti o mais intenso abraço e ouvi as coisas que eu queria e não queria ouvir. Eu só tenho a agradecer por você me conhecer tanto, e me amar por isso, na mesma intensidade que eu amo você. Sinceramente, espero contar com você o resto da minha vida. Porque, sem você, a minha vida não terá mais graça. É você a minha metade. Meu braço direito. Minha razão de querer estar vivo. Você faz parte de mim. Sem você, meu rádio fica mudo, minha tv fica sem cor, meu violão fica sem som. Sem você, meu corpo não reflete mais no espelho, minha casa cai. Sem você, eu perco o chão.

Aos que torceram contra,

Vocês conseguiram me derrubar. Só não conseguiram, "infelizmente", me deixar lá. Afinal de contas, eu sou como um vidro mesmo: me jogam no chão, e eu quebro. Dilacero. Mas não pisem em mim, porque eu te corto feio. Desejo que no próximo ano vocês continuem assim, porque é desse jeito que me fazem mais forte todos os dias. Mais vivo, mais intenso, mais completo. "Valeu, muito obrigado, mas com vocês eu sou uma puta": artificial.

Deus,

A você, só tenho que pedir que continue mudando os meus planos todas as vezes que você trouxer o melhor para mim, como fizestes esse ano. Não me deu o que queria, só me deu o que eu mereci. E eu serei eternamente grato por isso. Você, no fundo, deve dar mesmo muita risada comigo. Por todas as vezes que eu achei que estava inovando nos meus planos, você veio com todo carinho e me colocou no colo, e ainda disse que não era assim que se fazia. Que muita coisa ainda tinha para acontecer. Se 2010 foi um ano de divisor de águas na minha vida, 2011 foi um ano de lições. O que eu não aprendi no amor, eu aprendi na dor. Aprendi com os meus erros, e com os erros dos outros também, afinal, eu não conseguirei cometer todos os erros numa vida só.


É por essas e outras, que eu só tenho a dizer: vem que vem 2012! Feliz ano novo!

Um comentário:

  1. Luan, me emocionei com cada palavra que você postou, mesmo aquelas que não estavam destinadas a mim. Porque a maior parte dos momentos que você falou aqui, eu estava com você. E foram conquistas suas que vivi como se fossem minhas. Sua promoção, a volta para casa de seus pais, a frase dita por seu pai, o respeito e reconhecimento de sua mãe.
    Sobre nós dois, eu sempre te admirei, mesmo quando eu não gostava de você, sempre quis ser igual a você. Quando me diziam que tinhamos personalidades parecidas, eu não gostava, mas depois pude ver o quanto tinham razão, nossos pensamentos, objetivos, história, sonhos são tão semelhantes. Você me incentivou a crescer lá dentro da empresa, mesmo sem sermos amigos. E foi graças a você que eu tive forças para chegar onde cheguei. Sobre os momentos que você mencionou acima, quero comentar todos, pois, nossa, como foi bom vivê-los com você. O Playcenter, também foi a primeira vez que fui namorando, e foi a melhor vez de todas. Nossos tapas e beliscos na fila da praça de alimentação. rs. Só a gente entende que até isso era uma forma de dizer que nos amamos. Erramos juntos, arcamos com a consequência juntos, aprendemos juntos. E até esse momento servio para nos unimos mais. Andar de mãos dadas com você nas ruas e parques, mesmo com os olhares acusadores que recebíamos, fazia eu me sentir honrado de estar ao ser lado, de enfrentar o mundo inteiro, se preciso fosse, só para gritar o quanto eu te amo. Quando disse que te amava pela primeira vez "eu sempre escrevo isso nas sms, mas apago antes de enviar", ouvir você dizer que tbm fazia o mesmo me deixou tão feliz em saber que era recíproco. Embora mesmo ali eu já me sentia amado por você. Você esteve comigo quando eu mais precisei de alguém do meu lado. Deixando bombom na minha mesa, bilhetes, me fazendo a pessoa mais feliz do mundo por ter o seu amor. Foi com você que aprendi o que é dormir e acordar todos os dias pensando em uma só pessoa. Nossas sms diárias de bom dia e boa noite, eram minha motivação, o que me dava ânimo de levantar e enfrentar mais um dia. Você não precisa me agradecer por nada, Luan. Meu amor por você é incondicional. Você me fez aprender o que de fato é o amor, o que é amar de verdade. Serei eternamente grato a você por isso. Por você ser o meu primeiro, meu amor maior, meu homem, meu bebê. Só tenho que te agradecer por cada experiência e momento que vivemos juntos. O nosso passado foi lindo, nosso presente é incerto e doloroso. Hoje só nos restam lembranças e esperança de que tudo fique bem. "Eu te amo de mais para te perder". Nosso futuro já está nas mãos de Deus, Ele sabe o que será melhor para nós dois. Só espero que uma coisa nunca mude, nossa amizade. Antes mesmo de sermos namorados, somos amigos. E você se tornou meu melhor amigos, aquele que sei que posso confiar, desabafar e receber os melhores conselhos. Quem estou sempre pronto a ouvi, entender e estar ao lado, independente e qualquer coisa. E quero manter isso sempre. Nossas brincadeiras, conselhos, ouvir um ao outro quando é preciso. Você é a pessoa mais incrível que conheci e quero tê-lo em minha vida por muitos e muitos anos. Para te apoiar, te ver sorrir, te oferecer os meus braços quando preciso for. Obrigado por me fazer feliz com cada sorriso seu, cada beijo, abraço, mordidas, tapas, beliscos... Você foi a pessoa que mais marcou minha história, por tudo que você me fez, que fiz por você, que fizemos juntos. Dedico a você tudo que aprendi nesse ano e tudo que me tornei.

    ResponderExcluir